Retiro Espiritual sobre o Sínodo Arquidiocesano e a Lectio Divina - Mar de Espanha.

31/05/2011 22:51

Aos pés da imagem de Nossa Senhora das Mercês.

No sábado, dia 28 de maio, aconteceu um Retiro Espiritual da Forania São José em Mar de Espanha. A Paróquia São José de Bicas esteve representada por Rosália Mayrink, Shirley, Sr. Miguel Cunha e Amarildo Mayrink. O tema do encontro foi o Sínodo Arquidiocesano e a Lectio Divina. O encontro foi dividido em quatro momentos.

1.° MOMENTO:

Oração no Santuário de Nossa Senhora das Mercês, em que o padre Geraldo Dondice fez uma dinâmica onde todos colocam seus problemas numa sacola de tecido, que no final será aberta, pois, já estarão entregues e direcionados.

2.° MOMENTO:

Direcionada pelo Padre Dondice, é feita pelas comunidades a apresentação de algum irmão que conheceu, no Santuário no 1.° momento.

Padre Dondice, faz uma colocação sobre nossos anseios no dia-a-dia, lembrando que o 1.° SÍNODO, é uma oportunidade para mudarmos nossa postura em relação  nossa Pastoral, comunidade e paróquia.

É lembrado que a novidade do 1.° SÍNODO, é o trabalho de conscientização da necessidade da leitura da Bíblia, do anúncio da Palavra.

É entregue um folder onde se apresenta a Lectio Divina (Leitura Divina ou Leitura Orante da Bíblia).

3.º MOMENTO : LECTIO DIVINA  -  LEITURA DIVINA

É a leitura orante da Bíblia, para conhecer melhor Jesus, onde se avalia como Deus está olhando para nós e nossos problemas. A vida espiritual supõe treinamento e só conseguimos superar todo o mal, através da leitura constante da Bíblia.

O Papa Bento XVI lembra que só se consegue indulgência plenária (perdão para muitos de nossos pecados) através da leitura da Bíblia.

O Ipê é signo da Lectio Divina, porque consome grande quantidade de gás carbônico, que afeta nossa saúde. O Ipê absorve o mal, nos livrando de sua ação.

AS CORDAS OU DEGRAUS DA LECTIO DIVINA

LEITURA

A leitura atenta, carinhosa e bem focada.

MEDITAÇÃO

O mergulho silencioso dentro da Palavra de Deus

ORAÇÃO

O diálogo com o Pai imitando Jesus.

CONPEMPLAÇÃO

A vida que se renova como fonte de amor, gratidão e admiração.

AÇÃO

A construção da casa espiritual edificada sobre a rocha do escutar e praticar.

VAMOS FAZER AGORA UMA LEITURA ORANTE DE MARCOS 1, 14-21

14            Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus.

15            “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo; convertei-vos e crede na boa Nova”.

15            Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e o irmão André, lançando as redes ao mar, pois, eram pescadores.

17            Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.

18            E eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.

19  Prosseguindo um pouco adiante, viu tambémTiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, consertando as redes no barco.

20   Imediatamente Jesus os chamou. E eles deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.

21      Entraram em Cafarnaum. No sábado, Jesus foi  à sinagoga e pôs-se a ensinar.

DINÂMICA

1 - Escolha uma palavra que mais tocou seu coração neste texto.

2- Pense e medite o que ela quer dizer para você?

3- Partilhe com o grupo sua análise

MEDITAÇÃO:

·         Os pescadores chamados por Jesus, não eram os melhores homens, mas, aqueles que Deus escolheu para seguir Jesus.

·         O trabalho de lançar as redes é de persistência, porque o peixe é arisco, foge, sendo necessária, portanto, muita dedicação. (Parecem conosco).

·         E nós, que também somos chamados, colocamos o Reino de Deus e nossa Pastoral, acima de nossas ocupações diárias? (Família, lazer, estudo, trabalho).

·         Jesus caminha na nossa praia, caminha na nossa vida e nos chama. Na maioria das vezes somos resistentes ao chamado, mas, no final, aceitamos, largamos as redes de nosso apego, e seguimos Jesus?

·CONCLUSÃO

TEMOS QUE COLOCAR JESUS EM 1.° LUGAR EM NOSSA VIDA E NOSSA PASTORAL.

DEUS ME CONTEMPLOU, VIU EM MIM ALGO A SER FRUTIFICADO E A MUDAR DE VIDA. ELE INVESTE EM MIM, CONSTANTEMENTE, E POSSO SENTIR ISSO NA MINHA VIDA.

DEUS NOS FALA ATRAVÉS DA BÍBLIA, PARA QUE MUDEMOS NOSSA POSTURA DIANTE DAS DIFICULDADES QUE SE IMPÕEM, E APRENDAMOS COM ELAS.

4.° MOMENTO: MISSA NO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, ONDE CADA COMUNIDADE FICOU RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DE UMA PARTE DA LITURGIA, CABENDO A BICAS A LITURGIA DA PALAVRA, COM A LEITURA E O SALMO.

Rosália Mayrink Corrêa  - Coordenadora Geral de Catequese Paróquia São José de Bicas

Fotos: Amarildo Mayrink

Missa de encerramento - momentos da celebração.