Semana Nacional da Família.

04/06/2011 22:11

A Semana Nacional da Família faz parte do calendário das paróquias do Brasil desde 1992. Surgiu como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família. No mês de agosto, mês vocacional, na semana seguinte ao dia dos pais, é celebrada a Semana Nacional da Família.

O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida realizada em 2007, rezou pedindo para que as nossas famílias ”continuem a ser berço onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.

Por esta razão, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB apresenta como subsídio o livro “Hora da Família” 2011, cujo tema central este ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”.

O livro tem em seu conteúdo temas de reflexão para a Semana Nacional da Família, e ao longo do ano, celebrações especiais para as famílias, grupos, comunidades e escolas.

Oração pela Família.

Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra.

Pai, que és amor e vida, faze que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, fonte da caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.

Faze que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.

Faze que as jovens gerações encontrem na família apoio para a sua humanidade e para seu crescimento na verdade e no amor.

Faze que o amor reafirmando pela graça do sacramento do matrimônio, se revele mais forte que qualquer debilidade a qualquer crise pelas quais às vezes passam nossas famílias.

Faze, finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família.

Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

Do Papa João Paulo II