Missa Solene de São José, Padroeiro de Bicas.
20/03/2016 15:59
Foi celebrada na manhã de sábado, 19 de março, na Igreja Matriz Missa em Louvor pelo dia de São José, Padroeiro de Bicas.
Em sua homilia Padre Leonardo destacou São José como “o Santo silencioso”, pois São José aparece apenas quatorze vezes nos evangelhos, sempre em narrativas e relatos de outros personagens bíblicos. Não existe nenhuma frase ou palavra transcrita nos evangelhos que tenha sido proferida por São José. Mesmo sem existir uma palavra ou relato sequer na Sagrada Escritura dita por ele, no seu silêncio São José foi testemunha de como amar e seguir Jesus deixando-nos um grande exemplo.
Padre Leonardo destacou também a grande e importante participação de São José no nascimento do Menino Jesus.
Quando Maria lhe apareceu grávida já era sua noiva e segundo as leis da época, José deveria tê-la denunciado para que ela fosse apedrejada, mas São José se recusou a respeitar a lei ao saber que o Menino Jesus nasceria do Espírito Santo que veio sobre Maria, recebendo da parte de Deus a mais bela missão de ser o “Pai adotivo” do Filho de Deus. Por isso São José é o Justo, porque se recusou a respeitar uma lei injusta.
Seguindo em sua reflexão, Padre Leonardo indagou a todos: ”Imagine quantas vezes José ouviu os lábios divinos do Menino Jesus lhe chamar de Pai. Quantas vezes ele foi invocado por Jesus ouvindo-o chamá-lo Pai.”
São José também é reverenciado como “o Santo da Boa Morte”, porque São José foi o único a ter Jesus e Maria ao seu lado na hora de sua morte. Ninguém jamais viveu experiência tão divina!
Nossa Paróquia e nossa cidade deve se orgulhar de ter São José como padroeiro.
A Pastoral Familiar preparou a Liturgia da celebração, que foi animada pelo coral Cantores de São José.