Agentes de Pastorais da Paróquia São José participam de Curso de Formação em Mar de Espanha.

18/11/2014 10:15

Aconteceu neste final de semana em Mar de Espanha, no sábado, dia 15, o Curso de Formação para Agentes de Pastorais a Nível Forânico, estando a Paróquia de Bicas representada pelas pastorais da Catequese, Batismo, Juventude e pelo Terço dos Homens.

Foi uma oportunidade muito especial, onde foram ressaltados pontos importantes da nossa caminhada cristã, e a análise de que a Igreja é uma comunidade que salva e salvante, e apesar da voz da Igreja Peregrina ainda ser fraca para proclamar a glória de Deus; ela se reúne à voz dos Anjos e Santos para proclamar que nosso Deus é vitorioso.

Foi destacada também a consciência de que somos povo régio, profético e sacerdotal, pelo Batismo.

A Palestra de Padre Osmar enfatizou o Tema da Campanha da Fraternidade 2015 “Eu vim para servir”, lembrando que a exemplo do Império Romano, que tinha como símbolo á Águia, Jesus toma como símbolo de seu Reino, o Cordeiro, para mostrar o valor da humildade. Nossa Igreja deve ser de discípulos que partem para sua Missão, pois, o discipulato é constante.

Na dinâmica composta de dois momentos em que se trabalhou inicialmente sobre “Como podemos fazer brilhar a Luz de Cristo em nossa Paróquia ou Comunidade” , foi respondido que o serviço das Pastorais é fundamental para fazer reluzir esta Luz; assim como o auxílio aos mais necessitados, seguir os ensinamentos de doação, serviço e solidariedade, que Cristo nos deixou., e ser cristão autêntico, fiel e participativo.

No segundo momento, “Quais são os sinais de que o Reino de Deus está presente em nossa Paróquia ou Comunidade”, foi destacado que o trabalho das Pastorais sinaliza esta presença, porque, gera outros grupos, como o Terço dos Homens, com 153 componentes; o Grupo de Jovens; o trabalho social da Campanha de Alimentos do Dia de N. Sra. Aparecida, o Leilão de Gado que mantém nossas Capelas, e tantos outros.

Além do trabalho de formação tivemos uma Palestra muito interessante com a professora de música Renata, que fez um esclarecimento muito interessante sobre o uso correto das cordas vocais, o que muito auxilia, tanto ao trabalho catequético, quanto aos corais.

Ela interpretou de maneira especial a Ave Maria, e nos informou que fez uma apresentação com a Orquestra de violões do CEMHFA – JF, cujo vídeo pode ser encontrado no YouTube.

O retorno se deu com muita descontração e alegria na certeza de que nunca deteremos todo o conhecimento, mas que, a formação foi fundamental para o nosso aprendizado e que este deve ser compartilhado com aqueles com os quais convivemos nas nossas Comunidades.

Rosália Mayrink, com fotos de Adriana Meloni.