Catequistas de nossa Paróquia participam de Encontro de Formação em Mar de Espanha.

02/04/2015 23:54

As catequistas da Paróquia São José de Bicas participaram no último sábado, dia 28 de março, de um Encontro de Formação em Mar de Espanha, constando de várias palestras e aulas de canto.

Inicialmente foi feita a Abertura pelo Pároco de Mar de Espanha, Padre Osmar, e a seguir Padre Rony, destacou a Missão de servir, ressaltando que o Catequista tem várias características específicas como: anunciador, forte espiritualidade, profeta, voz que grita no deserto, saber escutar, “pescador de almas”, animador vocacional, entusiasta, se colocar “a caminho”, livre para servir, ser samaritano e ousado.

Padre Osmar avalisou o uso da Bíblia na Catequese, lembrando que, Deus não nos dá nada sem nosso esforço; analisando que Lucas fala de Jesus por Maria, Matheus fala de Maria por São José e Marcos fala de Maria sempre fora da casa, em busca de Jesus. Mas, é em João que Maria ganha grande destaque.

A seguir foi feita uma aula de canto com a professora de música Renata, que destacou ser fundamental o canto na Catequese, como forma de expressão. Foram repassadas várias brincadeiras, sempre utilizando a música como incentivo.

Ocorreu ainda uma Palestra com o clérigo Deivid Tavares, ssp, com destaque para a Missa com Crianças, enaltecendo o valor da encenação do Evangelho, a acolhida própria para crianças, as leituras feitas por crianças, a Homilia direcionada a elas,  acrescentando que a celebração não deve ser mais do que 40 min à 1 hora, com local, dia e horários adequados.

No encerramento foi feita uma Entrada com vários símbolos litúrgicos como o Círio, Bíblia, pedra, flores, onde cada participante leu um pequeno trecho de Salmo, de acordo com cada símbolo.

O Encontro foi importante no sentido de Formação Interativa entre as Catequistas, que pela troca de experiências, ampliaram conhecimentos e vivências, levando para suas Paróquias a alegria da partilha.

Rosália Mayrink Corrêa

Coordenadora Geral de Catequese da Paróquia São José de Bicas