Coordenadores de Pastorais se reúnem com Padre Cássio e com candidatos às eleições municipais. Tema - Orientação da Arquidiocese de Juiz de Fora sobre as Eleições 2012.
Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 18, uma reunião com os Agentes de Pastoral no Salão Santa Luzia onde foi apresentado a todos a “Carta do Arcebispo Metropolitano por ocasião das Eleições”.
Além dos coordenadores de pastoral, estiveram presentes no encontro os candidatos Pedro Sales e Dr. Moisés, Dr. Magela e Prof.ª Léa e o Prefeito Municipal Honório de Oliveira. Padre Cássio iniciou o encontro justificando a ausência de Joelma Schettino, candidata a vice com Ramillo.
Em seguida, Padre Cássio deu início à leitura das orientações do Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira ao Povo de Deus, mostrando a importância do voto consciente, uma preocupação da Igreja.
O eleitor católico defende a vida. Ao dar seu voto, deve informar-se a respeito da postura do candidato, se uma vez eleito ele vai defender a vida humana desde a concepção (fecundação) até o seu fim natural, isto é, se ele vai lutar contra toda forma de aborto provocado e de eutanásia, não apoiando programas e nem parlamentares ou outros políticos contrários a estes princípios éticos.
O documento enfatiza também o valor do voto com sugestões práticas para as eleições, a importância de não anular o voto ou votar em branco; de nunca aceitar doações em dinheiro, de bens materiais ou qualquer outro benefício de candidatos em troca de votos. Da importância do eleitor católico informar-se a respeito do desempenho político do candidato e se ele tem ficha limpa.
Concluindo, Dom Gil conclama a todos os católicos e às pessoas de boa vontade para que nas próximas eleições, à luz de critérios éticos e da doutrina cristã, exerçam seu dever e direito de voto, escolhendo candidatos comprometidos com o bem comum; dispostos a superar o clientelismo e a corrupção; sem espírito de vingança e de perseguição; que não abusem do poder da mídia e nem da máquina administrativa para impor sua candidatura; que sejam honestos e que usem de lisura no trato das coisas públicas, mas principalmente que possam revelar coerência entre a fé e a vida, entre o Evangelho e a cultura e querendo ser o primeiro, seja o servidor de todos, conforme ensinou Jesus.
Após a leitura do documento, os candidatos fizeram uso da palavra parabenizando à iniciativa da Igreja e apresentando sugestões.
Os coordenadores de pastoral também se manifestaram como a catequista Lucilene ao dizer que já está trabalhando o texto com as crianças, dizendo que elas mostraram grande espanto e interesse. Disse que elas levariam ao conhecimento de seus pais e que trariam sugestões dos mesmos em próximo encontro.
A catequista e professora Norma disse que também já vem debatendo o texto com adolescentes e jovens da EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Ao final do encontro, Padre Cássio falou das quatro colunas que sustentam a história de nossa cidade:
- Os tropeiros – início de tudo;
- A ferrovia – trazendo desenvolvimento e progresso;
- A educação – com a abertura da primeira escola em nossa cidade;
- O comércio – resultado natural do desenvolvimento.
Chamou a atenção de todos os presentes, em especial, dos candidatos, para a quinta e mais nova coluna – a juventude. Mostrou a todos da necessidade de se focar na juventude.
Padre Cássio encerrou o encontro propondo a todos os coordenadores que levem e discutam o documento em suas pastorais.