Em comemoração aos 90 anos de criação, a Paróquia São José de Bicas presta homenagem aos Sacerdotes que passaram por nossa cidade.

05/09/2011 23:50

No último domingo, dia 04, a Paróquia São José de Bicas, em comemoração aos seus 90 anos de criação, homenageou sacerdotes que passaram por nossa cidade e aqui deixaram registrados seus trabalhos como pastores da Igreja de Jesus. São eles Pe. Elpídio, Pe. Manoel e Pe. Elias.

Nossa comunidade fez questão de relembrar a passagem destes homens de Deus na Paróquia de Bicas celebrando com eles numa festa cercada de momentos de grande emoção.

Fotos: Amarildo Mayrink

.

Vamos relembrar alguns momentos e conquistas marcantes da passagem de nossos padres por Bicas.

Texto: Adília

Pe. Elpídio

Em janeiro de 1973, Pe. Osvaldo acolhe o Seminarista Elpídio José Barbosa que o ajuda nos trabalhos da Paróquia. Sua ordenação se deu no dia 18 de janeiro de 1974.

Pe. Elpídio é nomeado Vigário Coordenador de Bicas e aqui permanece por nove anos com um dinamismo incansável. Dotado de grande carisma, conduziu a todos para o caminho do bem, através de seu trabalho e dedicação, um exemplo vivo da presença de Cristo em cada um de nós.

O trabalho realizado nas comunidades rurais, o apoio à CEBS e o processo de descentralização da Paróquia devemos a ele, cujos frutos alimentaram outros trabalhos. A luz do Divino Espírito Santo certamente sempre o acompanhou.

Pe. Manoel

Em fevereiro de 1984 ocorreu uma Celebração Eucarística numa bela tarde de sábado, às 18 horas, onde à Paróquia de Bicas foi entregue aos trabalhos de Pe. Manoel de Paula Borges, que por 12 anos dedicou seu ministério presbiteral ao serviço desta Paróquia sempre com carinho, alto espírito religioso e abnegação, expresso no sacerdócio justo e cristão.

Foi o pároco que trabalhou na construção do Centro Catequético Santa Luzia, pois teve sempre muita dedicação e atenção à catequese, às irmandades e a todos os trabalhos na comunidade. Agradecemos ao bom Deus pelo seu trabalho e perseverança na missão de evangelizar.

Pe. Elias

Em 11 de fevereiro de 1996 assume a Paróquia São José Pe. Elias José Saleh Filho e sua primeira impressão da cidade de Bicas é positiva, descrevendo-a como privilegiada, com as boas qualidades de pequena e grande cidade, pois tem a estrutura de centro desenvolvido e a intimidade e familiaridade de cidadezinha rural.

Em seu primeiro ano à frente de nossa Paróquia foi preciso reformar a cobertura da Igreja de Santo Antônio, em conseqüência da forte chuva de granizo que caíra sobre a cidade e o prosseguimento da obra da Capela de Santa Teresinha, que também foi bastante danificada pela mesma chuva. Os quatro anos que aqui passou foram de intensas atividades litúrgicas e espirituais. Gravado em nossos corações ficaram o exemplo de Pe. Elias como verdadeiro seguidor de Cristo, de testemunho de compromisso, de capacidade pastoral, de promoção humana e de evangelização.

Aos nossos queridos padres o respeito, a admiração e o carinho de toda a comunidade católica biquense.

O coral São José animou a celebração festiva.

Pe. Manoel, Pe. Elpídio e Pe. Elias com o fotógrafo e editor de nosso site Amarildo Mayrink.

Mãos que muito fizeram! Mãos de Pastores da Igreja de Jesus.

A comunidade católica biquense aplaude de pé nosso queridos padres.

Pe. Elias recebe das mãos de Eva a homenagem de toda comunidade.

Pe. Manoel recebe das mãos de Rosália a homenagem de toda comunidade.

Pe. Elpídio recebe das mãos de Maria das Graças a homenagem de toda comunidade.

Ao final da celebração festiva, muitos amigos fizeram questão de abraçar nosso queridos padres.