Festa de Santo Antônio.

17/06/2014 14:45

O dia de Santo Antônio, feriado municipal, foi celebrado festivamente em nossa Paróquia.

Desde as 08h00 aconteceram diversos eventos que fizeram parte da programação “Um dia com Santo Antônio na Igreja de Santo Antônio”. De 08h00 as 11h00 as diversas pastorais e grupos de serviço participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento. As 15h00 teve início à Tarde de Espiritualidade com o Apostolado da Oração. As 18h30 aconteceu a Oração do Terço, a cargo do Terço dos Homens da Matriz e do Terço dos Homens de Santa Helena.

As 19h00 foi celebrada a Santa Missa por nosso pároco Pe. Cássio, em celebração marcada por grandes momentos com uma bela encenação dos jovens sobre Santo Antônio e a benção e distribuição dos pães.

Outro belo momento grande momento da celebração foi o testemunho de Angélica falando sobre a doação do terreno onde foi erguida a Igreja de Santo Antônio, bem como a passagem da relíquia de Santo Antônio para seu filho, tradição que vem sendo mantida na família.

Relembrou a história de sua família falando de Angelina Correa de Almeida e seu esposo Antônio Correa de Almeida, que eram de família tradicional católica de Bicas e que, por volta da década de 50, seu filho Gentil Correa de Almeida ficara muito doente. Dona Angelina era conhecida por todos devota fervorosa de Santo Antonio. Junto com seu esposo, fizeram uma promessa que se seu filho ficasse curado doariam um terreno para a construção de uma Capela a Santo Antonio. Seu filho Gentil ficou curado e então fizeram a doação do terreno, onde em 1961 foi lançada a pedra fundamental da Igreja de Santo Antonio, obra em que a família de Gentil Correa de Almeida trabalhou com muito amor e dedicação na sua construção.

Como bisneta de Angelina e Antonio Correa de Almeida, Angélica recebeu de seu pai Geraldo de Almeida Santos uma relíquia de Santo Antonio dada por sua avó Angelina, e na festa de Santo Antonio, durante a missa na Igreja de mesmo nome, Angélica passou a relíquia a seu filho Felipe que foi criado por seu avô Geraldo, com quem viveu momentos de alegria e grande aprendizado. É a devoção a Santo Antonio passando de geração a geração na família, cabendo agora a Felipe guardar a tradição familiar com carinho transmitindo a relíquia de Santo Antonio a seus filhos e netos levando a tradição às próximas gerações.

Após a missa, todos seguiram em procissão para o salão paroquial, onde aconteceu a coroação de Nossa Senhora, seguida do leilão de prendas.