Meditação no Descendimento da Cruz, na Quadra da Escola Estadual Deputado Oliveira Souza.

26/03/2016 15:16

 

A noite da Sexta-feira da Paixão foi marcada por dois importantes momentos da Semana Santa.

O primeiro deles aconteceu na quadra da Escola Estadual Deputado Oliveira Souza, a Meditação do Descendimento da Cruz feita pelo Rvmo. Pe. Vicente Zacaron.

Padre Vicente iniciou a meditação relembrando momentos de sua permanência em nossa Paróquia com Padre Manoel Pires Pereira.

Seguindo, Padre Vicente disse que estávamos todos ali para aprofundar no sentido deste mistério da nossa fé. Para aprender a lição de humildade que Jesus nos deu na cruz: o mistério do Amor de Deus.  Não se percebe o cristianismo sem se perceber esta humilhação profunda do Filho de Deus, fazendo-se servo até a morte de Cruz.

A cruz é lugar mais alto e o púlpito do maior sermão que Cristo fez. Jamais alguém viu um pregador tão autêntico. Jamais alguém viu um pregador tão coerente com as suas palavras. Na cruz Ele nos diz que é possível a gente viver. Na cruz Ele nos diz que é possível a gente praticar tudo o que nos ensinou.

Padre Vicente destacou. Na extrema agonia Jesus fala de:

– Perdão: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. (Lc. 23,34)

– Abertura do Céu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43)

– Amor e Proteção: “Mulher, eis ai o teu filho… Eis ai a tua mãe” (João 19, 26, 27)

– Substituição: “Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste”. (Mt 27,46) e (Mc 15,34)

– Sede de Redenção: “Tenho sede” (João 19,28)

– Consumação da Redenção: “Tudo está consumado” (João 19,30).

– Entrega confiante ao Pai: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46)

Após o Descendimento da Cruz, todos os presentes saíram em procissão pelas ruas da cidade em direção ao cemitério municipal.