Peregrinação à cidade de Rio Pomba.

06/05/2013 22:42

No dia 1° de Maio, grande número de católicos biquenses acompanhados de nosso Pároco Pe. Cássio dirigiu-se numa peregrinação em louvor ao Sagrado Coração de Jesus ao sítio Lindo Vale, a 2,3 km da cidade de Rio Pomba, onde viveu Floripes Maria de Jesus (conhecida como Floripes Dornellas de Jesus, assinando também Floripes Dornellas da Costa) ou carinhosa e simplesmente Lola.

Remanescente dos 11 filhos do casal, sr. Joaquim Dornellas da Costa e sra. Deolinda Maria de Jesus, Lola nasceu no município de Mercês aos 09 de junho de 1913. Uma de suas irmãs, Cesarina, pertencia às Missionárias do S. Coração de Jesus da Congregação Cabriniana, recebendo o nome de Soror Lúcia Nazarena de Jesus.

Em virtude da queda de uma jabuticabeira em março de 1934, com a idade aproximada de 23 anos, que a deixou imobilizada dos membros inferiores, apesar de muitos tratamentos para sua recuperação, convivia há 65 anos com dores atrozes superando os sofrimentos físicos com a sustentação e propagação de sua fé no amantíssimo Sagrado Coração de Jesus, envolvida nesse profundo sentimento e devoção que lhe dava fortaleza e vida.
Optando por uma vida de isolamento há 42 anos, sustentada pela força irremovível e poderosa da Sagrada Eucaristia, Lola cercou-se somente de pessoas indispensáveis aos seus cuidados pessoais, de seus pertences e ainda sacerdotes e ministros para receber seu conforto espiritual diário. Em seu quarto conservava-se o altar do S. Coração de Jesus, com a exposição do SS. Sacramento, direito exclusivamente reservado a ela, autorizado pelo então Arcebispo de Mariana, D. Oscar, pela sua vida de acolhimento e oração. O Santo ofício da missa era ali celebrado por sacerdotes pelo menos uma vez por semana e ela sempre recebeu a Sagrada Comunhão das mãos dos ministros da Eucaristia.

Embora recolhida em seu sítio sem nenhum contato com a vida externa, Lola entregou-se fielmente ao seu mister missionário, propagando o culto ao S. Coração de Jesus.

Em Rio Pomba não há uma só família que não tenha alcançado alguma graça por intercessão das orações de Lola ao S. Coração de Jesus, que também expandiu sua vocação missionária, fundando na cidade o Apostolado da Oração, deixando centenas e centenas de adeptos. Devota a Maria, pertencia à Irmandade das Filhas de Maria. Lola afirmava que era feliz, vivia da forma que queria e que tinha direito, orando por todos, recebendo todo tipo de assistência material e espiritual por um grupo de pessoas que lhe dedicava todo carinho e afeto de forma gratuita, uma vez que seus pais e irmãos já haviam falecido. Queria viver em paz, carregando sua cruz, fazendo-o com muita alegria e fé no Sagrado Coração de Jesus.