Romeiros de Bicas e de toda a Arquidiocese de Juiz de Fora celebram 50 anos de nossa Arquidiocese em Aparecida.

16/04/2012 19:01

Ao comemorar 50 anos da elevação de Juiz de Fora à condição de Arquidiocese no último sábado, 14 de abril, o marco inicial das comemorações que se estendem ao longo deste ano foi uma grande peregrinação de cerca de 10 mil pessoas ao Santuário Nacional de Aparecida (SP),  tradicional cenário de fé para romeiros mineiros e um local especial para a Igreja Particular: é onde está sepultado o primeiro arcebispo de Juiz de Fora, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, que saiu da zona da mata mineira para ser arcebispo na cidade paulista.

De Bicas partiram grande número de fiéis com Pe Cássio para participarem da celebração festiva.

O auge da festa de aniversário aconteceu às 09h na Basílica. A igreja lotada aguardava a procissão de entrada com o presidente da celebração e arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrantes arcebispo emérito de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, bispo de São João Del Rei, Dom Célio Goulart, e administrador diocesano de Leopoldina, Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz. O clero já aguardava no interior da Basílica.

Dom Gil ressaltou que o momento era de “grande importância para Arquidiocese de Juiz de Fora, pois celebramos nossos 50 anos. Dez mil pessoas vieram de Juiz de Fora, Leopoldina e São João del-Rei para louvar a Deus na Casa de Maria.” Durante a celebração, Dom Gil também incensou o castiçal de mármore para o Círio Pascal, que foi um presente da Arquidiocese de Juiz de Fora para o Santuário, em comemoração ao jubileu.

Ao final da celebração, a imagem de Nossa Senhora entrou na igreja carregada pelos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora. A Mãe Aparecida saiu em procissão até a Capela da Ressurreição onde, após a oração do Terço, Dom Gil convidou os fiéis a visitarem o túmulo de Dom Geraldo Maria de Morais Penido, primeiro arcebispo da Igreja Particular de Juiz de Fora que está sepultado no local.

Fotos: Luciana e Arquidiocese de Juiz de Fora.