Visita dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude - a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora.

27/11/2011 23:29

A noite chuvosa de sábado, dia 26 de novembro, ilustrou um dos mais belos momentos de Fé de nossa Igreja – passou por Bicas a Cruz da Jornada Mundial da Juventude - JMJ e o Ícone de Nossa Senhora.

Para receber a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora vindos da Fazenda Esperança, em Guarará acompanhados de uma Caravana de Jovens da Arquidiocese de Juiz de Fora e de outros municípios da região, a Paróquia São José de Bicas organizou um "Luau da Juventude", que a princípio aconteceria na Praça São José. Devido às fortes chuvas que caíram todo o dia e durante a permanência em Bicas dos Ícones da Juventude Católica, uma belíssima e inesquecível celebração foi realizada na Igreja Matriz, mantendo a programação inicial.

Fiquem com o texto do jovem Victor Andrade: (texto completo no livro de visitas, aqui no site)

“Venho através deste, agradecer a todos da Paróquia São José em motivo da visita da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. Ao nosso pároco Padre Cássio mais uma vez meus parabéns por esse brilhante evento.

No primeiro momento tivemos uma bela celebração, onde logo em seguida houve um momento marcante quando Pe.Cássio expos o Santíssimo Sacramento e caminhou com ele pelos corredores de nossa igreja com suas luzes apagadas, somente com velas acesas. Foi lindo e cativante! Logo depois, olhando para Jesus, todos naquele silêncio de reflexão e adoração, nosso Arcebispo Dom Gil Antônio entrou pelo corredor e surpreendeu a todos.

Em seguida, tivemos a tão esperada visita. Na frente ela, a Mãe de Deus e logo em seguida a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, ela mesmo, ali na nossa frente! Uma cena que não só eu, mas muita gente jamais irá esquecer. Nunca vi nossa igreja tão feliz e deslumbrante como ontem, repleta de jovens e principalmente de pessoas que amam a Deus. Muito obrigado a todos por esse momento, em especial meu muito obrigado ao senhor Padre Cássio.”

Após uma noite repleta de momentos emocionantes, os símbolos da JMJ seguiram para Juiz de Fora, lá permanecendo até as 15h de domingo, onde aconteceu na Catedral Metropolitana a cerimônia de envio dos símbolos para a Diocese de São João Del Rei, em celebração presidida por Dom Gil e que contou com a presença de jovens de São João Del Rei, que conduziram os símbolos para aquela cidade.

A celebração de envio foi marcada também pela bênção das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que, conforme Dom Gil anunciou aqui em Bicas, a partir deste dia, irão percorrer todas as 86 paróquias da arquidiocese. A primeira a acolher as réplicas vai ser a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora percorrerão as 274 dioceses do Brasil numa grande peregrinação. Em dezembro de 2012, após percorrer 24 estados brasileiros, os símbolos seguirão pela Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Em Janeiro de 2013, retornam para o Brasil continuando a jornada pelos estados terminando na cidade do Rio de Janeiro, onde acontecerá a Jornada Mundial da Juventude.

De Bicas, os grandes símbolos da Jornada Mundial da Juventude seguiream para Juiz de Fora, sede de nossa arquidiocese.

Em Juiz de Fora, durante a celebração de envio, aconteceu a bênção das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que irão percorrer todas as 86 paróquias da arquidiocese.